terça-feira, 17 de março de 2009
MINHA HISTÓRIA
MINHA FASCINAÇÃO PELO CHOCOLATE VEM DA INFÂNCIA, QUANDO EU TIVE CONTATO COM O 1º E ÚNICO CACAUEIRO QUE CRESCIA EMBAIXO DE OUTRAS ÀRVORES FRUTIFERAS EM MEU QUINTAL.
QUANDO AQUELE FASCINANTE FRUTO FICAVA AMARELINHO EU SABIA QUE ESTVA PRONTO PARA SER DEVORADO, QUE DELICIA AQUELAS SEMENTINHAS BRANCAS, EU AS CHUPAVA E DEPOIS DEIXAVA SECANDO AO SOL PENSANDO QUE NO DIA SEGUINTE IRIAM SE TRANSFORMAR EM CHOCOLATE COMO EM UM PASSE DE MÁGICA.
SOMENTE MAIS TARDE EU VIRIA A ENTENDER O LONGO PROCESSO QUE AQUELE MAGESTOSO FRUTO IRIA SOFRER ATÉ SE TRANSFORMAR EM
“CHOCOLATE”.
AOS 15 ANOS TIVE A FELICIDADE DE VIAJAR 90 DIAS PELA EUROPA, CONHECI 7 PAÍSES ENTRE ELES BÉLGICA E FRANÇA.
TIVE O PRIVILÉGIO DE MORAR NO BAIRRO DA MADELEINE EM PARIS A UMA QUADRA DO FAUCHON, HEDIARD E OUTROS RECANTOS DELICIOSOS.
MAS UM EM ESPECIAL MARCARIA PARA SEMPRE MINHA HISTÓRIA E DEFINIRIA A MINHA FORMAÇÃO.
CERTO DIA CONHECENDO O BAIRRO FUI SURPREENDIDA POR UM AROMA MARAVILHOSO, FIQUEI ENLOQUECIDA, QUERIA VER O QUE ERA A QUALQUER CUSTO.
ENTÃO FUI SEGUINDO AQUELE PERFUME DE FAVAS DE CACAU TOSTADAS QUE AUMENTAVA AINDA MAIS A MEDIDA QUE EU IA ME APROXIMANDO.
PARA O MEU DELEITE ERA UMA PEQUENA E ENCANTADORA CHOCOLATERIE “MARQUISE DE SÉVIGNÉ FUNDADA EM 1898” COM UM CHEF CHOCOLATIER PREPARANDO AO VIVO OS CHOCOLATES. NUNCA EM TODA MINHA VIDA EU TINHA VISTO NADA IGUAL, ÚNICO.
PASSEI A FREQUENTAR ESSA LOJA PRATICAMENTE TODOS OS DIAS, PARA APRENDER AS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DO CHOCOLATE, PEDIA UMA XICARA DE CHOCOLATE QUENTE E FICAVA SENTADA OBSERVANDO.
COMPREI VÁRIOS LIVROS SOBRE O ASSUNTO E COMECEI A ESTUDAR, OS LIVROS E MINHAS VIAGENS FORAM MINHA GRANDE ESCOLA.
NO FIM DE 2006 RESOLVI COLOCAR EM PRÁTICA TODO O CONHECIMENTO ADQUIRIDO EM MINHAS VIAGENS PELA EUROPA, E
MONTEI UM ATÊLIER PARA PRODUZIR CHOCOLATES FINOS, FEITOS COM MATÉRIA PRIMA BELGA E SEM CONSERVANTES.
QUE EXCITASSE AS PAPILAS GUSTATIVAS E OS OUTROS QUATRO SENTIDOS, POIS PARA MIM TUDO É IMPORTANTE, NÃO SOMENTE O PRIMEIRO AROMA ESTONTEANTE E O SUTIL ESTALIDO A CADA MORDIDA, MAS TAMBÉM O BRILHO DA LUZ REFLETIDA NA SUPERFÍCIE.
QUANDO COMECEI A TRABALHAR COM CHOCOLATE, OPTEI POR REABILITAR O “VERDADEIRO” CHOCOLATE, QUE TEM DISTÂNCIA, E REÚNE PODER, AROMA E PERMANÊNCIA NA BOCA.
POIS UM BOM CHOCOLATE É COMO UM BOM VINHO, NO QUAL OS CONHECEDORES PODEM APRECIAR A ESTRUTURA, A FORÇA, A HARMONIA , A TEXTURA E SOBRETUDO TRANSMITIR FELICIDADE E PRAZER.